Many ou much? Few ou little? Saiba o que você pode contar.

531969_55075139Algumas coisas você pode contar, mas outras não. E é por isso que você precisa cuidar quando usar “many” ou “much“, por exemplo. Resumindo, algumas palavras quantificadoras só podem ser utilizadas com coisas as quais você pode relacionar com uma quantidade.

Você quer usar quantificadores indefinidos – palavras que vão em frente de substantivos para expressar uma quantidade não-exata – mas você não tem certeza de como utilizá-los?
É mais fácil do que você pensa.

É fácil entender porque a maioria das palavras incontáveis assim são.
Pensemos nos líquidos que bebemos: water (água), coffee (café), milk (leite), juice (suco), soda (refrigerante), wine (vinho); como você contaria eles? Seria necessário adicionar uma unidade, como litro, por exemplo, ou um recipiente, como um copo. Só então você poderia contar estas bebidas; os líquidos por si não podem ser contados, nunca! E se você não consegue contar tais palavras, você também não pode colocá-las no plural.

Palavras contáveis são claramente contáveis. Você pode ter 1 pen (uma caneta), 2 pens (duas canetas), 1 car (um carro), 2 cars (dois carros), 1 blog, 2 blogs, entendeu? Note que estas palavras você pode colocar no plural sem problemas.

Vamos voltar às palavras incontáveis; elas são realmente importantes.
Todos os produtos que você compra cujas menores partes são muito difíceis de serem contadas são incontáveis. Você até poderia contar tais partes, mas além de não fazer sentido e consumir muito tempo, às vezes nem é possível identificar tais menores partes ao olho nu. Sugar (açúcar), salt (sal), rice (arroz), cheese (queijo), ham (presunto), bread (pão), e chocolate são todos incontáveis.

Algumas palavras não possuem uma explicação lógica para justificar se são ou não contáveis. Information (informação), furniture (mobília), rain (chuva), advice (conselho), são exemplos de palavras incontáveis que não possuem, na humilde opinião deste que vos escreve, lógica para assim serem.

E daí temos os tradutores. Sim, você pode ser um deles. São aquelas pessoas que traduzem as palavras ao pé da letra e esperam que a língua que eles estão aprendendo se comporte exatamente da mesma maneira que a língua nativa deles se comporta. E isso obviamente nunca acontece.

Partindo de uma perspectiva brasileira, gostaria de enfatizar a palavra “information“. Em português pode-se pluralizar “informação” (information) para “informações”, mas em inglês isto não é possível. E tentar colocar information no plural é um erro que muitos brasileiros cometem ao falar inglês.
Se você não é um falante nativo de inglês, provavelmente vai encontrar várias palavras em inglês que se comportam de maneira diferente de suas respectivas alternativas disponíveis na sua língua materna.

O que você pode usar com substantivos contáveis:

  • a
  • many
  • few, a few
  • a large number of

O que você pode usar com ambos substantivos contáveis e incontáveis:

  • the
  • some, any
  • no
  • a lot of, lots of
  • enough
  • plenty of

O que você pode usar com substantivos incontáveis:

  • much
  • little, a little bit of
  • a great deal of, a good deal of

Como de costume, aí vai um vídeo para ajudar você; feito pela Rebecca do engVid:

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>